quinta-feira, 27 de outubro de 2011

You Are So Beautiful – Joe Cocker (1974)



Após o enorme sucesso da versão de “With a Little Help From My Friends”, Joe Cocker tornou-se um pop star de nível internacional. Sua performance histórica no festival de Woodstock (1969) trouxe ofertas para gravar, no estilo Cocker, músicas de outros compositores.
Cocker colecionou sucessos como “Delta Lady” (Leon Russel), “Feeling Alright” (Mason), “Cry Me a River (Hamilton), The Letter (Thomas), e duas outras oferecidas por George Harrison (1943-2001) e Paul McCartney: “Something” (Harrison) e “She Came In Through The Bathroon Window” (Lennon-McCartney).


O cantor britânico passou a ficar mais tempo nos Estados Unidos.
Tudo parecia bem. Os convites para shows não faltavam, singles e álbuns com boa vendagem, shows lotados, mas Joe Cocker não estava bem. Ele estava consumindo álcool e vários tipos de drogas em escala industrial. Apesar disso, Joe gravou vários sucessos nesse período, incluindo “You Are So Beautiful”, composição de Billy Preston (1946-2006), Bruce Fisher e do ex-Beach Boy, Dennis Wilson (1944-1983).
Foto: A&M Records/www.amazon.com/
A gravação de Billy Preston, em 1974, não fez sucesso algum em sua própria interpretação. E ele parecia não levá-la muito a sério, tanto que foi Lado B de um single (compacto); o Lado A foi “Nothing From Nothing”. A canção fez parte do álbum “The Kids & Me” (A&M Records, 1974).
O processo de composição da melodia e letras simples é curioso. Durante uma festa, Billy Preston começou a tocar o piano do local, construindo acordes. Ao lado do piano, juntaram-se Bruce Fisher e Dennis Wilson que colocaram os versos simples da canção.
A música foi oferecida a Joe Cocker, que na época também tinha contrato com a A&M Records. Joe gravou a composição com a dedicação de sempre e fez da música em enorme sucesso nos Estados Unidos (5° lugar da Billboard).
O álbum que contém a canção é “I Can Stand a Little Rain”, milionário projeto envolvendo cerca de 30 músicos, incluindo Jimmy Webb (tocou piano, órgão, trombone, fez arranjos e ofereceu 2 composições próprias, “The Moon Is Harsh Mistress” e “It’s a Sin”) Ray Parker Jr., Nick Hopkins (1944-1994), Jeff Porcaro, Randy Newman e o produtor Jim Price, que fez os arranjos perfeitos para a voz de Joe Cocker. Ainda hoje, um grande álbum.
A interpretação de Joe Cocker para “You Are So Beautiful” é um clássico.
Mas a vida extravagante de Joe Cocker cobraria um preço alto, que contarei, respeitosamente, em breve.
Notas Fora da Pauta (Notes Outside Musical Score)
Nota 1 – Dennis Wilson nunca recebeu o crédito por sua colaboração em “You Are So Beautiful”. Mas consumava interpretá-la com “The Beach Boys” em shows até sua morte, em 1983.
Nota 2 – Nick Hopkins foi um dedicado pianista de estúdio. Tocou para “Rolling Stones”, “The Who”, “Jeff Beck”, “Led Zeppelin”, “Rod Stewart” e outros.
Nota 3 – No início de sua carreira, Joe Cocker chegou a recusar várias canções. Certo dia, um pianista, aspirante a compositor, chamado Reginald Dwigth, oferereu uma canção, imediatamente rejeitada por Cocker. Reginald, mais tarde, tornou-se conhecido como Elton John e a composição recusada foi “Your Song”.
Nota 4 – “You Are So Beautiful”, curiosamente, nunca entrou no Hit Parade britânico (The British Top 50 Charts).
Jacy Dasilva

Nenhum comentário:

Postar um comentário