domingo, 11 de setembro de 2011

Empire State Of Mind (Parts I and II) - Jay-Z & Alicia Keys (2009 - 2010)



O rapper Jay-Z (Shaw Carter) e a cantora Alicia Keys compuseram – cada a sua maneira – um tributo à cidade na qual nasceram: Nova York. Os parceiros no trabalho foram Angela Hunte, Janet Sewell-Ulepic, Burt Keys, Alexander Shuckburg e Sylvia Robinson.
Se, por um lado, os versos do rapper são ousados, exagerados e abusam do uso de palavrões; o refrão criado por Alicia serve de contraponto. Jay-Z procurou rimar o cotidiano das ruas (lugares típicos da cidade, drogas, polícia, prostituição e gíria dos guetos). Teve a ousadia de nos versos iniciais de dizer: “Eu sou o novo Sinatra”. Não é, mas gabar-se de algo é lugar-comum nas letras de rap.
Alicia tomou emprestado um riff de piano da canção “Love On a Two-way Street” do grupo The Moments, composição dos anos 1970. Mas a parte de Alicia não estava pronta. Ainda assim foi mixada à salada de palavras de Jay-Z. A canção entrou no álbum “Blueprints 3”, de Jay-Z, lançado em 8 de setembro de 2009. O resultado foi um impressionante sucesso de vendas, execução nas rádios e downloads. O álbum recebeu da RIAA um triplo disco de platina (3 milhões de cópias). A canção venceu o Grammy Awards de melhor Rap do ano. Alcançou o primeiro lugar da Billboard e ficou entre as Top 10 em diversos países da Europa.
Sobre a composição, Jay-Z disse:
“É sobre esperança. Penso que é isso que a conecta com as pessoas”.


Mas Alicia estava determinada a terminar sua canção e esperava novamente a colaboração de Jay-Z.
Ele não apareceu e o resultado é uma composição completa e bastante melódica. Deu o nome de “Broken Down”, porém o nome “Empire State of Mind (PartII)” ficou consagrado. A faixa faz parte do álbum “Stripped”, lançado em 22 de fevereiro de 2010. O resultado foi igualmente bem recebido pelo público e novo sucesso de vendas.
E sobre a canção, Alicia disse:
“Eu nasci e cresci em Nova York. Estava ansiosa em terminar a canção e dar a minha visão da cidade”.

Notas Fora da Pauta (Notes Out The Musical Score)
Nota 1 – O título “Empire State of Mind” é uma junção do nome do maior prédio de Nova York, o Empire State Building e a composição de Billy Joel, “New York State of Mind”, já comentada neste blog em 3 de maio de 2011: http://www.phonopress.com/2011/05/new-york-state-of-mind-billy-joel-1975.html
Nota 2 – Riff é um conjunto de acordes (conjunto de pelo menos 3 notas) ou notas sequenciadas que ao serem executadas repetitivamente dão personalidade a uma canção.
Nota 3 – Alicia Keys, gentilmente, deu crédito a Jay-Z em “Broken Down”.
Jacy Dasilva

Um comentário:

  1. Vc se superou !!!! NY e Alicia... Demais. A primeira vez que estive em NY foi em abril de 2001, cheguei no dia do meu aniversário. Ao passar pela imigração, chorei de emoção. Não tinha o bolso cheio de sonhos, mas as luzes me inspiraram e as ruas me fizeram sentir renovado. E descobri que não havia nada que eu não pudesse fazer...
    Obrigado, mais uma vez.
    Alcemar

    ResponderExcluir