quinta-feira, 7 de julho de 2011

Empty Garden (Hey, Hey, Johnny) – Elton John (1982)



A mais bela dentre as homenagens póstumas a John Lennon, sem dúvida.
Lançada em maio de 1982, “Empty Garden” tem a marca do poeta Bernie Taupin, letrista de Elton John.
A música nos conta a história de um jardim sem jardineiro. As metáforas usadas por Taupin são adequadas, mas o jardim ao qual ele se refere é, em verdade, o Madison Square Garden, templo da música em Nova York. Por quê?

Em 1974, John Lennon, separado de Yoko Ono, foi para Los Angeles e começou a preparar seu álbum “Walls And Bridges”. Lá encontrou Elton John no auge da fama e começaram a trocar ideias musicais. Elton gostou tanto da composição de John, “Whatever Gets You Thru The Night”, que praticamente a produziu: tocou piano, órgão e gravou vocais com John.
Elton propôs uma aposta: “Se esse disco chegar ao 1° do hit parade, você tocará no meu show no Madison Square Garden em novembro!”. John, não acreditando na “profecia” de Elton, aceitou.
E sejamos francos: “Whatever Gets You Thru The Night” se parece muito mais com o material que Elton John produzia na época do que com uma típica canção de Lennon.

O álbum “Walls And Bridges” atingiu o 1º lugar e Lennon cumpriu a promessa. Subiu ao palco do Madison Square Garden, tocou e cantou “Lucy And The Sky With Diamonds”, “Whatever Gets You Thru The Night” e “I Saw Her Standing There” no dia 28 de novembro de 1974. Foi a última apresentação ao vivo de John Lennon.
Elton sabia que John e Yoko estavam separados, mas convidou Yoko para assistir ao show e promoveu a reconciliação do casal nos bastidores.



Notas Fora da Pauta

Nota 1 – Elton John é padrinho do único filho de John e Yoko, Sean.

Nota 2 – Elton John estava viajando para Melbourne, Austrália, quando soube do assassinato de John Lennon. Desembarcou do avião e telefonou para Yoko. Impedido de ir ao funeral mandou celebrar uma missa em Melbourne.

Nota 3 – A faixa “Empty Garden” faz parte do álbum “Jump Up!”. Elton evita que a mesma seja incluída em suas coletâneas e prefere tocá-la ao vivo, especialmente quando está em Nova York. Quando se apresentou, em agosto de 1982 no Madison Square Garden, Yoko e Sean foram chamados ao palco.

Nota 4 – “Empty Garden” não foi a única composição de Elton em homenagem a John. “The Man Who Never Died”, um tema instrumental, também foi dedicado a John.



Jacy Dasilva

Nenhum comentário:

Postar um comentário