quarta-feira, 6 de julho de 2011

All Those Years Ago (George Harrison) 1981




A gravação de George Harrison (1943-2001) para homenagear seu amigo e ex-Beatle, John Lennon não foi feita, originariamente, com esse propósito.

Em 1980, George compôs “Wreck My Brain” e “All Those Years Ago” para o também ex-beatle, Ringo Starr.
A carreira solo de Ringo é marcada por composições e participações dos ex-Beatles nas gravações e produções de seus álbuns.
Mas havia um problema com “All Those Years Ago”: Ringo não tinha extensão vocal para cantá-la; George guardou a canção.

Em 8 de dezembro de 1980, John Lennon foi assassinado na porta de sua residência em Nova York. Após o choque inicial, George tirou da gaveta “All Those Years Ago” – que já possuía uma letra saudosista – e reescreveu a letra para homenagear o amigo John.

Para a gravação, George Harrison com as presenças de Paul McCartney, Linda McCartney (1941-1998), Ringo Starr, Denny Laine (guitarrista de Paul), George Martin (produtor e 5° Beatle) e do engenheiro de som dos álbuns dos Beatles, Geoff Emerick.

O álbum Somewhere in England, contendo “All Those Years Ago” foi lançado em maio de 1981. A faixa-tributo alcançou o 13° lugar na Inglaterra e 2° nos Estados Unidos.
No Brasil, a composição fez enorme sucesso.

Notas Fora da Pauta

Nota 1 – Ao contrário do que foi publicado à época do lançamento do single, All Those Years Ago, não foi o primeiro encontro de 3 ex-Beatles num mesmo estúdio. Em 1973, Ringo, George e John gravaram “I’m de Greatest”, uma homenagem-paródia, composta por John para Ringo Starr.

Nota 2  – George, Ringo e Paul só voltariam a se reunir novamente em estúdio no ano de 1994 para gravarem duas faixas inéditas de John Lennon, “Free As A Bird” e “Real Love”, para o projeto Anthology.

Nota 3 – Após a morte de John, a TV Globo fez um Globo Repórter especial sobre a morte de John. Naquela sexta-feira, filmei as imagens da TV com uma câmera Super-8 montada num tripé. Após o lançamento do single “All Those Years Ago”, costumava ligar um Walkman com fita da canção no aparelho de projeção.
Assim, fiz meu primeiro videoclipe. Ainda guardo a película da Kodak.

Jacy Dasilva

Nenhum comentário:

Postar um comentário