sábado, 11 de junho de 2011

Holding Back The Years - Simply Red (1985)



Uma das canções mais representativas da década de 1980 levou 8 anos para ficar pronta.
Mick Hucknall, o autor da canção, comprou um violão aos 16 anos e aprendeu 3 acordes. Com o que sabia à época fez o refrão da música e guardou. Aos 24 anos, o restante da canção veio à mente e - com os mesmos três acordes - completou a música em 1 hora.
A canção nos conta sobre o apego ao passado como forma de não crescer e enfrentar os desafios da vida adulta. É um lamento sobre tempo perdido.

Michael “Mick” Hucknall nasceu em junho de 1960 em Denton, Inglaterra.
Sua mãe abandonou o lar quando ele tinha apenas 3 anos, sendo criado pelo pai e tia.
Fã de Beatles e Rolling Stones, Mick começou a cantar no coral de sua igreja e em casamentos com 6 anos.
Já impressionava quem o ouvia por alcançar e manter notas altas em seu registro vocal.
Segundo entrevista ao Daily Mail, foi ainda pequeno que percebeu o que queria fazer para o resto da vida: cantar.
Seu pai queria que fosse biólogo marinho.
Mick cresceu ouvindo Beatles, Stones e outras bandas inglesas dos anos 1960, jazz, o soul das gravadoras Atlantic e Motown e o punk dos anos 1970.
Sobre a música pop atual disse:

“Não gosto de nada do que tenho ouvido ultimamente. Todos pensam em ser famosos, ainda que sem talento. Ninguém compõe mais com capricho.
Aconselho aos jovens que componham com a alma.
Nenhum mal lhe acontecerá se compuser uma canção.”
Mick Hucknall, 2010.

Quando frequentou a Escola de Artes de Audenshaw, um professor de pintura orientava os alunos a “deixar a mente vazia” ao pintar e Mick fez o mesmo quando começou a compor.
Em 1979, forma um grupo chamado “The Frantic Elevators”, sem muito sucesso, mas que registrou em disco uma versão precária de “Holding Back The Years”.

Em 1984, forma a banda Simply Red (o nome veio do fato de Mick ter o apelido de Red por ser ruivo) e grava o primeiro disco, “Picture Book” (East/West/Warner).
O lançamento do single “Holding Back The Years” na Inglaterra não teve boa acolhida do público.
A gravadora resolveu lançar o álbum nos Estados Unidos e o sucesso foi imediato. A partir do sucesso americano é que o grupo se tornou conhecido da Europa e resto do mundo.
O grupo teve vários integrantes, inclusive um brasileiro: o guitarrista Heitor TP, nascido no Rio Grande do Sul. É dele o violão acústico na faixa “For You Babies” – uma canção sobre paternidade.
Além disso, foi uma resposta aos críticos que cobravam um novo sucesso da banda. Hucknall compôs todas as faixas de “Stars”, 1991 (Warner).



Notas Fora da Pauta

Nota 1 – Mick Huckanall só conheceu a mãe em meados dos anos 1990. Ele nunca afirmou – ao contrário dos críticos – que “Holding Back The Years” fosse uma canção sobre o fato de crescido sem a mãe.

Nota 2 – “Eu queria ter uma banda, como todas as grandes bandas de rock inglesas”, disse. Mas Hucknall dissolveu de vez o Simply Red em 2010.

Nota 3 – Hucknall sempre achou ofensivo e racista chamá-lo de “soul man de olhos azuis”.

Nota 4 – Em 25 anos de existência, o Simply Red emplacou 22 canções no topo do hit parade inglês e vendeu mais de 50 milhões de álbuns.

Nota 5 – Heitor T. P. atualmente vive em Los Angeles e trabalha com o maestro Hans Zimmer, compositor de trilhas para cinema.

Jacy Dasilva

Nenhum comentário:

Postar um comentário